Documento sem título

 NAVEGUE
 Principal  
 Agenda  
 E.B.D.  
 Estudos  
 Galeria de Fotos  
 Meditações  
 Mensagens (texto)  
 Mensagens (vídeos)  
 CRISTO LIBERTA
 Quem somos  
 Bispo Tiezzi  
 Congregações  
 Fale conosco  
 SERVIÇOS
 Leia a Bíblia  
 Plano de Leitura  
 Guia Comercial  
 ADICIONE




Dê o testemunho
daquilo que o
Senhor fez na sua
vida... Agende com
antecedência!

Procure os Pastores
Sérgio Cruz e
Gutemberg Viana.



Este site é melhor visualizado em
1024 x 768 pixels ou superior.
Use o
Internet Explorer
5.5 ou superior.



A Bíblia é a Palavra de Deus
“ Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebr. 4:12)

Não é um livro somente, mas é uma Palavra viva, capaz de ir na profundidade do ser humano e fazer um transplante espiritual chegando a tocar a medula, que é a parte mais sensível do nosso corpo, que governa músculos e todo sistema imunológico de uma pessoa.

A importância de sua ação é imediata porque traz intrinsicamente o poder de Deus, e consegue transformar a maneira de pensar e agir do ser humano.


I – Como foi formada a Bíblia?

É uma coleção de 66 livros inspirados por Deus e escritos por 40 autores em um período de 1400 anos. Entre estes homens haviam: reis, profetas, sacerdotes, pescadores, agricultores, pastores, advogados, um médico e um cobrador de impostos. Todos para fazer um único livro e não se contradizem porque falam por um mesmo autor, o Espírito Santo, e narram o mesmo proposito divino que é a redenção dos homens.

Os 39 livros do Velho Testamento foram escritos originalmente em hebraico e aramaico, e os 27 livros do Novo Testamento em grego antigo.

A tradução da Bíblia tem sido uma das tarefas mais difíceis dos eruditos. Requer muito cuidado, ainda mais em se tratando da tradução para quase 2300 idiomas e dialetos obscuros.

Antes de ser impressa, sua circulação e preservação somente se conseguia por processos muito demorados para criação de cópias. Milhares de indivíduos anônimos e monges se dedicavam à tarefa de copiar mais ou menos 775.000 palavras à mão.

Os primeiros escribas foram os hebreus de Massa chamados de Massaretas. Eles respeitavam tanto a Bíblia, que todas as vezes que escreviam a Palavra de Deus limpavam suas penas, e muitas vezes lavavam as mãos para recomeçar a tarefa.

Conta-se que um irmão, já sem força para copiar por estar enfraquecido, porém desejoso de trabalhar, tinha os seus braços sustentados por cordas presas ao teto, para que pudesse se sustentar e copiar livre de fadiga. A Bíblia é o único livro para o qual tem sido empregados todos os métodos e meios inventados para que e torne a mais perfeita possível.

Suas palavras foram gravadas em todos tipos de materiais, tais como: couro, pedra, prata, ferro, barro, madeira, casca de árvore, papiro, cera, pergaminho, papel e até caco de vasos.

Temos 250.000 manuscritos - todos depois do século III. Foram encontrados por acaso dois exemplares junto a um mosteiro de Essênios, chamados Sinaíticos, que são possivelmente os mais antigos - ano 250 depois de Cristo. E outros exemplares nas escavações do Mar Morto. Um está no Vaticano e o outro em Moscou na Rússia.

A Bíblia foi o primeiro livro impresso, na primeira prensa inventada pelo alemão Gutemberg em 1456. A Bíblia chegou ao Brasil em 1808 através de Dom João VI.

O Brasil, desde 1996, é o campeão mundial em vendas com mais de 4.000.000 de Bíblias.

A Bíblia revela a maior história de amor: Deus com Sua criatura. E Jesus Cristo é a figura central que deu Sua vida para salvar a humanidade


II – Como ler a Bíblia?

Antes de iniciar, ore para que Deus o oriente e abençoe na leitura e, ao término, agradeça-lhe as bênçãos recebidas através da leitura.

Leia com reverência e humildade e, sempre que possível, procure os trechos que tenham sentido completo.

1 – Leia na expectativa de que Deus fale ao seu coração.

Ore pedindo que Deus o ajude a entender o que está escrito nas páginas sagradas.

(Salmos 119.18) “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua Lei”

2
– Leia fazendo perguntas

O que Deus quer dizer neste trecho? O que esta passagem revela sobre Deus? Sobre Jesus? Sobre mim? Sobre a vontade dele? Há aqui uma ordem para obedecer? Tem aqui alguma promessa da qual devo me apropriar? Como posso aplicar este texto na minha vida?

3 – Comece a ler o Evangelho segundo São João

Este Evangelho escrito quase 52 anos depois da morte de Jesus Cristo, e tem como finalidade apresentar Jesus como Filho único de Deus que se tornou carne. Para João a humanidade de Jesus significa essencialmente uma missão dupla.

A – Como cordeiro de Deus que com seu sacrifício tira o pecado do mundo dando redenção à humanidade.

B - Através de Sua vida e ministério revelou o Pai. Cristo se colocou corretamente além de si mesmo perante o Pai, Pai que o havia enviado e a quem ele busca glorificar; e o apóstolo João mostra a glorificação do Filho com a crucificação, e não somente na exaltação depois da ressurreição. Aos que creem em Jesus,os leitores do Evangelho, tornam-se participantes da vida que Jesus trouxe da morte.

(João 20.31) “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo , tenhais vida em seu nome”

Depois leia o Evangelho de Lucas que o apresenta como filho do homem, Marcos como servo e Mateus como o Messias que haveria de vir. Depois leia Atos dos Apóstolos, as cartas, Apocalipse - O Velho Testamento.

C – Para entender a passagem nada melhor que uma repetição, leia-a várias vezes. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com frequência.

Tiago 1.22” Leia e sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes”


III – Quando ler a Bíblia?


1 – Se estiver enfermo ou em sofrimento.

(Tiago 5:13) “Está alguém entre vós aflito? Ore”

2
– Quando estiver em necessidade ou em fracassos nos negócios.

(Mateus 6.25) “Não andei cuidadosos quanto a vossa vida pelo que haveis de comer ou pelo o que haveis de beber, nem quanto ao corpo pelo que haveis de vestir...olhai as aves do céu não semeiam nem segam e o vosso Pai celestial as alimenta.

3
– Quando precisar de paz interior.

(João 14.1) “ Não se turbe o seu coração creia em Deus.

4
– Quando sofrer ingratidão.

(Lucas 23.34) “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” Busque força no Espírito Santo para perdoar

5 - Quando sentir-se provado

(Tiago 2.14) Meus irmãos, que aproveita se alguém disser ter fé e não tiver as obras? Por ventura a fé pode salvá-lo? Assim, se não tiver as obras a fé é morta...

O resultado da leitura da Palavra de Deus.

1 – Ela nos fortalece.

(I João 2.14) “Eu vos escrevi jovens porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós.”

2 – Ela nos ajuda a receber a resposta da oração.

(João 15.7) “Se estiverdes em mim e as minhas Palavras estiverem em vós, pedirei tudo o que quiserdes e vos será feito”

3 – Traz alegria ao coração.

(Filipenses 4.4) “Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo, regozijai-vos”

4 – Nos traz sabedoria.

(Tiago 1.5) “E se a alguém falta sabedoria, peça-a a Deus que a todos a dá liberalmente e não lança em rosto”


Epílogo.

A Bíblia sempre esteve presente influenciando vidas. Permita que possa influenciar sua vida.


“Amar é a minha vida e abençoar é a minha mensagem”



Mensagem Postada em 26/10/2014 por: Bp. Tiezzi

       


Conheça outros trabalhos dentro do nosso Ministério.




Desenvolvimento e Hospedagem